[Resenha] Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes


Ficha Técnica:
Título: Como Eu Era Antes de Você
Título: Me Before You
Autora: JoJo Moyes
Editora: Intrínseca
Paginas: 318
ISBN: 978-85-8057-329-9
Gênero: Romance; Literatura Estrangeira.

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

                Hoje à tarde terminei Como Eu Era Antes de Você, e tenho uma pergunta muito pertinente a esse livro: Como faz para parar de chorar? Pois desde que eu acabei esse livro, eu só fiz chorar (detalhe: eu estou chorando agora fazendo essa resenha).
                Lou e Will me fizeram rir, chorar, gritar de raiva e chorar ainda mais. É um livro totalmente diferente dos que eu estou acostumada a ler. Primeiro porque não é aquele tipo de romance, onde o casal se apaixona assim que se vê e embarcam numa história de amor ardente e cheia de paixão. Assim que se veem pela primeira vez o sentimento que se passa em Louisa e em Will é aversão. Lou não está pronta para trabalhar com Will, e ele só a trata mal. Mas Lou precisa ficar nesse emprego, que paga mais que o anterior.
                Ela está determinada a fazer com que a convivência deles sejam boas, mas descobertas sobre o porquê de estar trabalhando ali, a faz ficar mais determinada: ela ia fazer Will ver sentido na vida, ia fazê-lo ver que ele podia ter uma vida alegre mesmo com a deficiência. E ai começa a jornada de atividades que ela faz com Will: desde corrida de cavalos até concertos clássicos.
                Eu comecei já a chorar desde o capitulo 6, acho que a deficiência do Will causava tanto sofrimento para todos que estavam ao redor dele, que eu acabei sofrendo também. Acho que as partes que eu mais chorava, eram as que ele relembrava das aventuras, das viagens que ele fazia antes do acidente, a descrição nos dava uma imagem uma imagem, que nos fazia pensar e se fosse nós? Não sei se mais alguém pensou isso, mas eu pensava e me perguntava? E se fosse comigo? E se fosse a minha vida que tivesse sofrido essa tragédia? Será que eu seria tão forte como Will para aguentar por tanto tempo? Acho que é por isso que a Jojo não colocou um capitulo na visão dele (tirando o prologo, que conta sobre a manhã do acidente). O livro já é triste na visão de outras pessoas, na dele, seria quase um manual de depressão.

                ‘’- Se formos lá e eu estiver nesta maldita geringonça, todas essas lembranças , essas sensações boas, vão desaparecer, apagadas pela dificuldade de chegar à mesa, de subir e descer as escadas parisienses, pelos táxis que se recusam a nos levar, pela maldita bateria da cadeira de rodas que não pode ser recarregada numa tomada francesa. Entendeu?’’

                Eu não me decepcionei em nada com o livro, é muito bem estruturado do começo ao fim. Tem seus toques de humor, o que nos faz rir até mesmo chorando. A Jojo me fez ficar completamente apaixonada pelos os personagens, me fez chorar demais (serio, muito mesmo). Mas acima de tudo, me deu diversas lições. A principal é de que eu devo aproveitar a vida, lutar pelo o que eu quero e não me conformar com um destino medíocre que eu acho que é para mim.

‘’- Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.’’

                Como Eu Era Antes de você estreará nas telonas no dia 13 de Junho, preparem lenços, sério. De uma coisa eu tenho certeza, vou sair desidratada daquela sala de cinema. E ai, quem também está mais que ansioso para Como Eu Era Antes de Você?



0 comentários:

Postar um comentário